+

Sobre nós

 

 Logo Artes Visuais

 

Curso - Artes Visuais - Licenciatura

Modalidade: Presencial

Grau acadêmico: Licenciado em Artes Visuais

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes - CCH

Campus: Maringá

Turno: Vespertino

Vagas anuais:40

Duração mínima: 4 anos

Duração máxima: 7 anos

  

O curso de licenciatura em Artes Visuais foi implantado na Universidade Estadual de Maringá em 2010 pela Resolução n. 061/2010 C.I./CCH, tendo o ingresso da primeira turma em 2011. O curso está lotado no Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP), no bloco I-12, com aulas também nos Blocos A34, G34, 07 e 09.

 

O curso de graduação em Artes Visuais – Licenciatura tem como objetivo formar professores de Artes Visuais para a atuação na Educação Básica e em espaços de educação não escolar, como ateliês, museus e galerias. Promove a capacitação para a produção, a pesquisa, a crítica, o ensino das Artes Visuais e a formação de egressos capazes de: interagir com as manifestações culturais, demonstrando sensibilidade e competência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual; desenvolver pesquisa científica e tecnológica em Artes Visuais, objetivando a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual; atuar, de forma significativa, nas manifestações da cultura visual, instituídas ou emergentes; atuar nos diferentes espaços culturais, especialmente em articulação com instituições de ensino específico de Artes Visuais; estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico.

 

Atuação profissional

 

A lei que estabelece o ensino de Arte nos diversos níveis da Educação Básica garante campo de trabalho em instituições escolares. Além disso, licenciados em Artes Visuais podem oferecer cursos livres de desenho, pintura, escultura, gravura, fotografia, vídeo e arte digital, por exemplo. Há, ainda, a possibilidade de inserção em instituições artísticas e culturais, como museus e galerias, com a realização de pesquisas, curadoria e projetos educativos. Os egressos podem, também, manter trabalho autônomo como artistas visuais e professores, abrindo seu próprio ateliê ou estúdio e trabalhar em áreas relacionadas à indústria criativa como moda, design, publicidade, ilustração, literatura, cinema e produção de eventos.