Histórico, Estrutura e Áreas de Atuação

O Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) foi criado em 1988, por meio da Resolução nº 042/88-COU, no contexto da divisão do então Departamento de Educação (DED) em duas novas unidades: o Departamento de Teoria e Prática da Educação (DTP) e o Departamento de Fundamentos da Educação (DFE).

O DTP constitui-se como subunidade do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCH) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), congregando docentes e agentes universitários nele lotados, com atuação voltada ao desenvolvimento integrado das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Sua estrutura organizacional é composta pela Assembleia Departamental, órgão deliberativo, e pela Chefia, órgão executivo. Para o desenvolvimento de suas atividades didático-pedagógicas e científicas, o Departamento organiza-se nas seguintes áreas de conhecimento: Didática e Metodologia do Ensino; Psicologia da Educação; Políticas Públicas e Gestão Educacional; e Prática de Ensino.

O Departamento atendeu o curso de Pedagogia no Campus de Cianorte (CRC) desde sua criação, em 1986, até o ano de 2014, quando foi instituído o Departamento de Pedagogia naquele campus. Com a implantação do Campus de Ivaiporã (CRV), em 2010, o DTP passou a atender também os cursos de Educação Física e História, atuação que se mantém até os dias atuais.

No campus sede, o Departamento está localizado no Bloco I12, sala 008, e atende o curso de Pedagogia e demais cursos de licenciatura, incluindo Letras, Química, Física, Ciências Biológicas, Artes Cênicas, Artes Visuais, Música, Odontologia, História, Geografia, Ciências Sociais, Matemática, Filosofia e Enfermagem.

O DTP também abriga o curso de Artes Visuais, que conta com quatro professores efetivos e seis professores colaboradores em atuação.

Atualmente, o Departamento possui um quadro composto por 29 professores efetivos e 12 professores colaboradores, que atuam no curso de Pedagogia e nos demais cursos de licenciatura.